OS SENADOS DE SANTO AMARO

Santo Amaro é uma cidade cheia de “senados”. Explico: não é que lá pontifiquem, em câmaras altas, Pinheiros, Lídices, Suplicys ou Saneys. Senado, na minha terra, é o nome dado aos encontros regulares (sublinho o “regulares”) de pessoas, em lugar igualmente fixo, para falar da vida (em muitos casos, alheia), debater a vida, celebrar a vida. Já houve senados famosos na cidade, como o de Doutor Ranulpho, na praça do Rosário,e o de Dona Da Paz, na rua do Amparo. Atualmente, com grande peso sócio-existencial-político, temos o de Geraldo Salles, que chegou a fundar uma praça na sala de visitas de sua casa, o de Sapateirinho, regado a uma “erva-doce” que só ele sabe fazer, e o senado do adro da Igreja da Purificação, o principal de todos eles, sem recesso há cerca de 150 anos!

Como bem disse, no senado, a conversa é aberta, sem censura, temas livres que vão da conjuntura internacional à última fofoca da cidade. Naturalmente que o assunto galvanizador de corações e mentes é a política municipal, com defensores e adversários fervorosos do prefeito da ocasião quase indo ao confronto físico na calorosa defesa de posições. Disse “quase”, notaram? E é esse “quase” que nos dá a certeza das mínimas chances da bela caminhada humana.Na composição do “senado do adro”, pessoas de todas as cores, credos, convicções políticas e classes sociais discutem com ardor questões que, em outros lugares, causariam a morte de milhões. O discurso inflamado de Miguel de Né, a polêmica sempre acesa por Itagildo Mesquita, a adesão democrática de Gabi,Lelinho, Agostinho,Virgílio Sena, Zé Roberto a uma ou outra posição nunca levam a estremecimentos pessoais ou inimizades frontais. Antes, quase toda sessão do senado – e são diárias – acaba em risadas e congraçamento com pamonhas de Sílvio e copos de coca-cola servidos pelas mãos atenciosas de Capenga, e sob a sábia presidência de João Rodrigues.

Engraçado, minha intenção, hoje, era redigir um artigo sobre o massacre na Noruega; e terminei escrevendo sobre o “senado” de minha cidade.