A UFRB E O “CAVALO-DE-PAU”

Prometi a mim mesmo que sublimaria o assunto UFRB em Santo Amaro.Depois da perda do campus para Amargosa, aos 45 minutos do segundo tempo, e seguidas reuniões inócuas, encontros infrutíferos, sinais emitidos e posteriormente frustrados, recolhi as armas e sentei-me no banco de reservas.

Lendo recentemente o artigo do Prof. E Poeta Nelson Elias, no relançado jornal A Defesa, e em conversas com o Dr. Itagildo Mesquita, não pude conter o ímpeto de voltar ao tema, com indignação redobrada.

Aos desmemoriados: entrei nessa luta no primeiríssimo minuto, ao lado do então Reitor Naomar Almeida, da UFBa, e do Prof. Paulo Gabriel Nacif, principal líder da campanha.Firmei com eles um pacto não escrito de incluir Santo Amaro no primeiro bloco de cidades que seriam sedes da nova universidade federal, e dei um bom motivo: na Ata de Vereação de 1822, considerada o “primeiro grito de independência do Brasil”, Santo Amaro já pedia a instalação de uma universidade em território nacional.Tínhamos, portanto, direito histórico.Além disso, ainda no comando do Aprovado!,coloquei o nosso programa na linha de frente das mobilizações e eu próprio estive em várias cidades, em defesa da causa baiana. Ouvi do hoje reitor Paulo Gabriel agradecimentos entusiasmados pela força e impulso que nossa participação tinha dado às audiências públicas.Resultado: a UFRB não foi pra Santo Amaro.Na undécima hora, a Amargosa do ex-governador Waldir Pires desbancou nossa cidade.

Recentemente, recebemos a notícia da instalação de um campus da Universidade do Recôncavo em Feira de Santana, cujo epíteto é, justamente, “Princesa do …Sertão!”.Pensei: deram um “cavalo-de-pau” na geografia!Nada contra a força política dos representantes de Feira –Dep. Zé Neto à frente – mas a “Leal e Benemérita” do Recôncavo aguarda nessa fila há 189 anos.

Pelo artigo de Nelson Elias, prometem-nos um campus de Tecnologias Aplicadas à Produção Cultural.Ajudantes de palco, fiscais de camarim, etc.Isso na terra de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Assis Valente, Roberto Mendes…

Jorge Portugal – Educador e Poeta –
E-mail: secretaria@jorgeportugal.com.br